domingo, 31 de maio de 2015

Missa de protesto, ou negação a Santa Missa? Mudaram o holofote!

Qualquer que seja o motivo que podemos abordar sobre a falta de respeito a Santa Missa, ou a falta de noção de respeito aos Sacramento da Igreja Católica; o vídeo abaixo consegue sintetizar de forma clara e objetiva a razão principal de NÂO aceitar a Missa de sempre, a verdadeira Missa Católica, a Santa Missa Tradicional.

Veja e entenda o porque.

Uma dica: tem haver com o "pessoal da animação" ou da "equipe de litúrgica". Ou se preferir, do "sistema paroquiano".




***************************************************************


Novas comunidades católicas ou crise do sistema paroquial?


Prof. Dr. Leonildo Silveira Campos

Novas Comunidades Católicas, organizado por Brenda Carranza, Cecília Mariz e Marcelo Camurça, reúne 12 autores em torno de um fenômeno que atinge a pastoral da Igreja Católica e as maneiras de seus fiéis vivenciarem a religião na vida cotidiana, afetando a forma tradicional de se desenhar a dimensão organizacional da Igreja. Que rupturas estão ocorrendo e que continuidades podem existir nesse contexto de rápidas e profundas mudanças no cenário religioso? Que relação há entre as "novas comunidades" e os "novos tempos"? Que implicações tais transformações trazem para a Igreja em sua missão, catequese, liturgia, pastoral e arranjos institucionais?

Os artigos estão divididos em dois blocos: "A RCC: Entre a tradição e a modernidade" e "Novas comunidades, novos estilos de vida na (pós-)modernidade". No primeiro, cinco textos tomam como objeto a Renovação Carismática Católica, fenômeno situado "entre a tradição e a modernidade". No primeiro, Luiz Roberto Benedetti sugere que há novos rumos para o catolicismo. No seguinte, Brenda Carranza aponta para um deles: a "pentecostalização católica". Marcelo Camurça, no terceiro capítulo, analisa o surgimento de um catolicismo midiático. O quarto, de Carlos Eduardo Procópio, aborda o esforço da RCC de escolher o ambiente universitário como um campo missionário.
[...]

Completaria a coletânea um capítulo que analisasse o surgimento de novos intermediários culturais, de lideranças que animam essas e outras "novas comunidades". Observemos que os animadores das celebrações católicas se desconectam progressivamente da figura tradicional do clero e dos especialistas religiosos. A missa é vista nesse contexto como um "show-missa" e os celebrantes são os "padres-cantores". O despreparo da maioria desses especialistas para atuar no novo "espaço pós-moderno" parece tornar necessárias mudanças na educação teológica dos futuros atores religiosos. Estamos ou não diante de uma crise do sistema paroquial católico?

fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872010000100012


Um comentário:

  1. Quando Deus quer algo ai de nós pobres mortais se não ouvir a sua voz tudo que ele diz esta na biblia e tudo e palavra de vida eterna.não se acrescenta e não se tira ponto final.Cada um de nós tem um anjo pede orientação a ele que intercede por cada um e cada um tem o seu terminada a misão ele termina sua obra tanto conosco como com se senhor.

    ResponderExcluir