domingo, 23 de dezembro de 2012

Não se deve repetir a oração como os Católicos fazem com o Rosário?




“E, orando, não useis de vãs repetições” (Mt 6,7). No início do último mês, enquanto rezava o rosário na fila da minha agência bancária, fui abordado por uma irmã protestante que me questionou duramente pela oração que fazia, pois, segundo ela, são meras repetições que contradizem a Palavra de Deus: Meus irmãos, é quase certo que vocês já tenham vivenciado essa experiência. Por isso, é fundamental aprofundarmos o conhecimento sobre nossa fé para que não sejamos iludidos nem desviados do caminho da verdade.

A passagem mencionada acima segue uma tradução protestante. Preferi utilizá-la, pois foi a mesma que minha irmã falou. Detendo-nos nela, percebemos claramente que não se proíbem as repetições, mas, tão somente, as repetições vãs, ou seja, aquelas feitas sem o entendimento do que é dito, sem que seja uma declaração consciente e sincera do coração do orante. Aliás, essa foi uma das razões que levou Jesus a criticar muitos, dizendo “Este povo somente me honra com os lábios; seu coração, porém, está longe de mim” (Mt 15, 8).

No Sermão da Montanha, Jesus nos ensina a rezar, deixando-nos a oração do Pai Nosso (Cf. Mt 6, 9-13). Ora, essa oração não nos foi deixada para ser esquecida na Bíblia, mas para ser repetida e vivenciada por todos nós.

O cego de Jericó gritou várias vezes “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!” (Mc 10, 47). Essa foi uma oração em súplica feita a Jesus, simples e sincera, como deve ser. Cristo, por acaso, se enfureceu? Não, de forma alguma! A oração do cego perturbou os outros, mas Jesus o olhou, pleno de amor, e o curou.

Talvez vocês até pensem que a repetição é coisa do homem; que Deus ou os anjos não fariam. Se pensam assim, estão enganados! No Getsêmani, Jesus reza ao Pai por 3 vezes “dizendo as mesmas palavras” (Mc 14, 39) e, no Apocalipse, vemos que os anjos “não cessavam de clamar dia e noite: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Dominador, o que é, o que era e o que deve voltar” (Ap 4, 8).

De uma forma mais próxima, percebam que o sol nasce todos os dias, contudo, um nascer do sol jamais será igual a outro. Igualmente, uma oração, ainda que com palavras fixas, nunca será igual a outra. Atentem-se também que uma mesma canção, por exemplo, é cantada várias vezes e, nem por isso, ela perde o sentido de oração.

Depois disso, pode-se ver justificada a repetição, mas alguém pode questionar: “Mas o rosário não é bíblico!”. Meus irmãos, o rosário surgiu da oração do Saltério, nele rezamos o Pai Nosso e a Ave Maria, formada pela saudação de S. Isabel a Nossa Senhora, e nele, também, contemplamos toda a vida de Cristo, os mistérios por meio dos quais somos salvos. O rosário, então, está totalmente impregnado da Palavra de Deus!

Meus irmãos, não nos deixemos seduzir, mas assumamos confiantemente a nossa fé. Não tema declarar: Sou Católico Apostólico Conservador! Se ainda nos falta muito para conhecermos, fujamos do comodismo e nos dediquemos à leitura fiel e orante da Palavra de Deus e dos documentos da Igreja. Assim descobriremos como é sábia e verdadeira a Igreja edificada sobre pedra de S. Pedro.

Nossa Senhora do Rosário e S. Pedro, rogai por nós!


Deixe um comentário
Publicado por afeexplicada em 15/12/2012

12 comentários:

  1. Rogai Por Nós.

    Parabens muito boa explicação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite vc deixou mais claro que não devo rezar pois não bíblico o terço ele e invenção dessa tal Isabel e JESUS orou a o criador três vezes pro criador e não pra cria não fazei imagem do que a na terra nem no céu nem no mar assim diz o senhor dos exércitos irmão respeito mas nosso foco na igreja e salvar nossa alma da condenação eterna a bíblia diz que ninguém vai a o pai se não pelo filho... E a palavra que liberta e não oque o homem inventa

      Excluir
  2. se o homem não precisa de pedro como intermediador então não precisamos nem de pastor nem de padres não precisamos de nimguem olá pessoal procure ler mais jesus rogai por nós...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu é louco é? A igrejado Edir Macedo é a igreja de Jesus? Aquele cara que tem uma rede de tv que competia audiencia a globo copiando bbb programa de sacanagens? O cara que esta enganando os bestas vendendo vassoura por mil reais,dizendo que a vassoura vai varrer o mal da casa deles.Agora me diz aonde estar na biblia que vassoura varre mal de casa de ninguem.Idolatria a vassoura._kkkkkkkk essa é boa. Decedentes de Luterio.

      Excluir
  3. Queria saber pq protestantes vem tanto para sites/blogs/canais católicos. É inveja? Ou seria raiva por dizermos estarmos certos? É raiva por não ter uma mãe? Ou seria pq não leram a Bíblia, na parte que diz para não julgarmos?
    Protestantes, se dizem que somos errados, pq não compilam vcs mesmos a Bíblia protestante? Pegaram a nossa compilação, boa parte da nossa tradição, e depois nos dizem que estamos errados? Façam a Bíblia de vocês, pq essa que vcs seguram foi compilada por padres, bispos e monges católicos, todo fiéis a Maria e a igreja católica. Ou seriam vocês preguiçosos demais para lerem livros e livros, apócrifos e apócrifos, discussões e discussões teológicas?
    Cuspir no prato que come é fácil, difícil é fazer melhor.
    Preguiça é pecado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deve conhecer o bom pastor sua imagem dos crentes vai mudar pode acreditar

      Excluir
  4. Maravilhoa explicação, também fui foi questionada por um evangélico, e infelizmente não pude responder adequadamente pois não leio fielmente a bíblia, mas após este dia fiquei interessada em poder responde-Los com toda certeza. Obrigada foi revelador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu o mesmo comigo. Pena que tbm nao soube responder 😒

      Excluir
    2. Mostra na biblia onde está escrito que devemos orar a Maria
      Se em Mateus 4 a própria Maria diz fazei tudo que JESUS CRISTO mandar

      Excluir
  5. Sabe gente ninguém é perfeito eu acho que temos que respeitar a religião de cada um acredito eu que se estamos rezando de coração Deus escutara com todo amor e carinho. A única pessoa que pode dizer se estamos certos ou errado e Deus eu sou católica e ouço muita crítica referente a religião acho que deveriam se preocupar com suas vidas e que Deus abençoe a todos..

    ResponderExcluir
  6. Vassoura, toalha, frônha ou algo de gesso, tudo isso deveria incomodar um Cristão e o invergonhá lo, mas se querem seguir o que importa?
    Todas as respostas estão na bíblia, eu quero?...vc quer?
    De uma coisa tenho certeza!!
    Todo joelho se dobrará e toda lingua confessará...Que Jesus Cristo é o Senhor!!!
    Está perto de vermos onde erramos,..

    ResponderExcluir
  7. Boa noite!Todos que estão lendo e comentando procurem seguir os conselhos do comentarista, que é buscar, ler e se aperfeiçoar no conhecimento da palavra de Deus, Ap 1 verso 3. Só existe um mediador entre Deus e os homens 1 Tm 2 versos 5-6. Caros leitores não se enganem, só Cristo e o Espírito Santo são nossos intercessores junto ao Pai, e nos os vivos podemos interceder, pedir em favor uns dos outros. Os irmãos que morreram na fé aguardam a volta do senhor não existe contato de forma alguma entre quem já morreu e os vivos, e não devemos invoca-los. A bíblia tem um vasto conhecimento de Deus sua obra e sua vontade é o livro mais vendido no mundo, que pena que é o menos lido e menos ainda compeendido . Pra finalizar João 14 verso 6, nos fala bem quem é Jesus e um dos porquês da sua vinda. Deus lhes abençoe! Abraços!

    ResponderExcluir