domingo, 22 de dezembro de 2013

Papa Francisco sob o julgamento dos Santos


Diante de inúmeros fatos, gestos, negligências e omissões do Papa Francisco perante a Sã Doutrina da Igreja Católica e de suas concessões para agradar as outras 'religiões' e até mesmo ateus e teólogos marxistas da libertação; colocamos logo abaixo parte das encíclicas e bulas papais e frases de alguns Santos sobre o momento em que estamos vivendo: de Apostasia.





Mesmo que dentro de grupos conservadores do Catolicismo hajam objeções a existência de um papa herege ou da definição de sede-vacantismo, temos sob a luz da razão e sob a direção do Espírito Santo, chegar as 'vias de fato' de que: sobre fatos e dados não há contra-argumentos que se sustentem.

Vejamos a principal objeção e os contra-argumentos que podemos nos basear:



Objection 1 - Mesmo que um papa caia em heresia, ele permaneceria papa até que a Igreja o declarasse como um herege e não mais papa.


Resposta: O Papa Paulo IV, Cum Ex Apostolatus, o Papa Inocêncio III em Si Papa e teólogos ensinam que um papa herético é deposto por Deus.

Prova:

A. Touro: Cum Ex Apostolatus [16 de fevereiro de 1559], o Papa Paulo IV

- "Além disso, se alguma vez se se verificar que qualquer bispo (mesmo um atuando como um arcebispo, patriarca ou primata), ou um cardeal da Igreja Romana, ou um legado (como mencionado acima), ou até mesmo o Romano Pontífice (seja antes a sua promoção a cardeal, ou antes de sua eleição como pontífice romano), tem de antemão desviou da fé católica ou caído em alguma heresia, nós promulgar, decreto, determinar e definir:

- "Tal promoção ou eleição em si, mesmo com o acordo e consentimento unânime de todos os cardeais, será nula, legalmente inválida e vazia ... Aqueles assim promovidos ou eleitos, por isso mesmo, e sem a necessidade de fazer qualquer outra declaração, poderá ser privado de qualquer dignidade, posição, honra, título, autoridade, escritório e poder. "



B. Si Papa [1198], o Papa Inocêncio III

- "O Papa não deve lisonjear-se sobre o seu poder nem deve precipitadamente gloriar-se em sua honra e alta posição, porque a menos que ele é julgado pelo homem, mais ele é julgado por Deus. Ainda assim, o menos possível a glória romano pontífice, porque ele pode ser julgado por homens, ou melhor, pode ser mostrado para já ser julgado, se, por exemplo, ele deve desaparecer em heresia, porque quem não crê já está julgado. Nesse caso, deve ser dito a respeito dele: "Se o sal deve perder o seu sabor, ele não serve para nada senão para ser lançado fora e pisado pelos homens."


C. Institutiones Juris Canonici [1950] - Coronata

- "Se de fato tal situação iria acontecer, ele [o Romano Pontífice] seria, por direito divino, queda de escritório sem qualquer sentença, na verdade, sem sequer um declaratória. Aquele que professa abertamente heresia coloca-se fora da Igreja, e não é provável que Cristo iria preservar a primazia da Sua Igreja em alguém tão indigno. Portanto, se o Romano Pontífice foram a professar a heresia, antes de qualquer sentença condenatória (o que seria impossível de qualquer maneira) ele perderia sua autoridade. "


D. São Roberto Belarmino [1610]

- "Um Papa que é um herege manifesto automaticamente deixa de ser papa e na cabeça, assim como ele deixa automaticamente de ser um cristão e um membro da Igreja."


E. Santo Antonino [1459]

- "No caso em que o Papa viria a ser um herege, ele iria encontrar-se, por isso mesmo sozinho e sem qualquer outra sentença, separado da Igreja. A cabeça separada de um corpo não pode, contanto que permanece separado, ser o cabeça do mesmo corpo de onde foi cortada. "


F. São Francisco de Sales [1622]

- "Agora, quando o Papa é explicitamente um herege, ele cai ipso facto da sua dignidade e fora da Igreja ..."


G. Direito Canônico - [1943] - Wernz-Vidal

- "Através heresia notória e publicamente divulgado, o Romano Pontífice, ele deve cair em heresia, por isso mesmo (ipso facto) é considerado ser privado do poder de jurisdição, mesmo antes de qualquer sentença declaratória pela Igreja ... Um Papa que cai em heresia pública deixaria ipso facto de ser um membro da Igreja e, portanto, ele também deixaria de ser cabeça da Igreja.

H. Introductio em Codicem [1946] - Udalricus Beste

- "Não são poucos os canonistas ensinar que, fora da morte e abdicação, a dignidade pontifical também pode ser perdido por cair em certa insanidade, o que é legalmente equivalente à morte, bem como através de uma heresia manifesta e notória. Neste último caso, um papa cairia automaticamente de seu poder, e isso, de fato, sem a emissão de qualquer sentença, pela primeira Sé (isto é, a Sé de Pedro) é julgado por ninguém ... A razão é que, ao cair em heresia, o papa deixa de ser um membro da Igreja. Ele, que não é membro de uma sociedade, obviamente, não pode ser a sua cabeça. "


I. Epitome Juris Canonici [1949] - A. Vermeersch

- "Pelo menos de acordo com o ensino mais comum o Romano Pontífice como professor particular pode cair em heresia manifesta. Então, sem nenhuma sentença declaratória (para o supremo See é julgado por ninguém), ele seria automaticamente (ipso facto) cair do poder que aquele que não é mais um membro da Igreja é incapaz de possuir. "





-fonte: http://www.cmri.org/02-answering-objections-sede.html

traduzido pelo google





Quem é o verdadeiro papa afinal?

http://ceifadores.com.br/mensagem/4023


Um comentário: