quarta-feira, 9 de setembro de 2015

8 de setembro: Festa da Natividade da Mãe de Deus


Santo Afonso de Ligório: Festa da Natividade da Mãe de Deus

Antes que nascesse Maria, jazia o mundo perdido nas trevas do pecado, mas com o nascimento de Maria despontou a aurora, diz um Santo Padre: Nata Mariae, surrexit aurora. Foi de Maria que se disse: “Quem é esta que vai caminhando como a aurora quando se levanta?”.

Assim como, no despontar da aurora, a terra se alegra, porque a aurora é a precursora do sol; assim no nascimento de Maria alegrou-se o mundo inteiro, porque ela é a precursora do Sol da justiça, Jesus Cristo, que havia de ser seu Filho, afim de nos salvar pela sua morte. É, pois, com razão que a Igreja canta:

A tua Natividade, ó Virgem Mãe de Deus, anunciou gozo ao mundo inteiro; porque de ti nasceu o Sol da justiça, que nos deu a vida eterna: Nativitas tua, Dei Genitrix Virgo, gaudium annuntiavit universo mundo: ex te enim ortus est sol iustitiae, qui donavit nobis vitam sempiternam.

Com o nascimento de Maria nasceu-nos o nosso remédio, a nossa consolação e a nossa salvação; pois que por meio de Maria é que recebemos o Salvador.

Sendo, pois, esta criancinha destinada a ser Mãe do Verbo Eterno, Deus a enriqueceu de tamanha graça que, desde a sua imaculada Conceição, a sua santidade excedia a de todos os santos e anjos justos. Ela recebeu a graça de uma ordem superior, proporcionada a dignidade de Mãe de Deus.

Ó Menina Santa, ó cheia de graça, eu, miserável pecador, vos saudo e venero. Sois a predileta, as delícia de Deus; tende piedade de mim, que pelos meus pecados me tornei objeto de ódio e abominação aos olhos de Deus.Ó Virgem Puríssima, desde a vossa infância soubestes de tal forma cativar o Coração de Deus, que ele nada vos recusa, e faz tudo o que vós lhe pedis. Em vós ponho todas as minhas esperanças. Ó Maria, que sem mancha entrastes no mundo, obtende-me de Deus que eu possa sair dele sem pecado.


...

São Pedro Damião afirma em sua homilia para essa festa:

"Deus onipotente, antes que o homem caísse, previu a sua queda e decidiu, antes dos séculos, a redenção humana. Decidiu Ele encarnar-se em Maria." "Hoje é o dia em que Deus começa a pôr em prática o seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa, antes que o Rei descesse para habitá-la. 


Casa linda, porque, se a Sabedoria constrói uma casa com sete colunas trabalhadas, este palácio de Maria está alicerçado nos sete dons do Espírito Santo. Salomão celebrou de modo soleníssimo a inauguração de um templo de pedra. Como celebraremos o nascimento de Maria, templo do Verbo encarnado? Naquele dia a glória de Deus desceu sobre o templo de Jerusalém sob forma de nuvem, que o obscureceu.




São Joaquim, seu pai, e Nossa Senhora menina


O Senhor que faz brilhar o sol nos céus, para a sua morada entre nós escolheu a obscuridade (1Rs 8,10-12), disse Salomão na sua oração a Deus. Este mesmo templo estará repleto pelo próprio Deus, que vem para ser a luz dos povos."

***

A Natividade de Maria era celebrada no Oriente católico muito antes de ser instituída no Ocidente. Ela tem provavelmente sua origem em Jerusalém, em meados do século V. Foi em Jerusalém que se manteve viva a tradição que a Virgem teria nascido junto à Porta da Piscina Probática.

Nessa festa o mundo católico admira Nossa Senhora como sendo Ela a aurora que anuncia o Sol de justiça que dissipa as trevas do pecado. Nela, a Igreja convida a "contemplarmos uma menina como todas as outras, e que ao mesmo tempo é única, pois, Ela é a "bendita entre todas as mulheres" (Lc 1, 42), a Imaculada "filha de Sião", destinada a tornar-se a Mãe do Messias".(João Paulo II, Audiência de 8/9/2004)

Alegria até para os Anjos

A alegria nas comemorações da festa litúrgica do nascimento de Nossa Senhora é justificadamente incentivada a todos, até aos anjos:

"Alegrem-se os Patriarcas do Antigo Testamento que, em Maria, reconheceram a figura da Mãe do Messias. Eles e os justos da Antiga Lei aguardavam há séculos, serem admitidos na glória celeste pela aplicação na fé dos méritos de Cristo, o bendito fruto da Virgem Maria.

"Alegrem-se todos os homens porque o nascimento da Virgem veio anunciar-lhes a aurora do grande dia da libertação pela qual aspiram todos os povos. Alegrem-se todos os anjos porque neste dia foi-lhes dada pela primeira vez a ocasião de reverenciar a sua futura Rainha." (Lehmann, P. JB. Na luz Perpétua, 1959 p.268)

La Nativité de la Vierge Philippe de Champaigne 1638




***************************







São João Eudes


Ao assinalar os principais privilégios que acompanharam a Imaculada Conceição de Maria, escreve São João Eudes:

"A gloriosa Virgem não apenas foi preservada do pecado original em sua concepção, como foi também adornada da justiça original e confirmada em graça desde o primeiro momento de sua vida, segundo muitos eminentes teólogos, a fim de ser mais digna de conceber e dar à luz o Salvador do mundo. Privilégio que jamais foi concedido a criatura alguma humana nem angélica, pertencendo somente à Mãe do Santo dos Santos, depois de seu Filho Jesus […]

"Todas as virtudes, com todos os dons e frutos do Espírito Santo, e as oito bem-aventuranças evangélicas se encontram no coração de Maria desde o momento de sua concepção, tomando inteira posse e estabelecendo n'Ela seu trono num grau altíssimo e proporcionado à eminência de sua graça".



***********************************************
A Igreja convida a contemplarmos uma menina como todas
as outras, e que ao mesmo tempo é única, pois, Ela é a
"bendita entre todas as mulheres " (Lc 1, 42), a Imaculada
"filha de Sião, destinada a tornar-se a Mãe do Messias"
(Beato João Paulo II, Audiência de 8/9/2004)





Bibliografia - fontes pesquisadas:

http://catolicosresistentes.com.br/artigos-2/santo-afonso-de-ligorio-festa-da-natividade-da-mae-de-deus/
http://www.arautos.org/especial/19039/A-Natividade-de-Maria.html
http://tulacampos.blogspot.com.br/2011/09/natividade-da-santa-mae-de-deus.html
http://www.arautos.org/especial/19039/A-Natividade-de-Maria.html



*********************************************

Mensagem recebida pelo Profeta Pedro II (Bento da Conceição) - Taquaras – Balneário Camboriú – Santa Catarina – Brasil. Informações fone- fax: (0xx47) 3367-7110 ou (0xx47) 9234-1114 (Vivo) ou (0xx47) 9112-8000 (Tim) ou (0xx47) 3360-7167

Uma luz vem dando lugar para um povo que está esperando por Meu Filho Jesus

08/09/2015

 

     Oito de setembro, grande data significativa, porque ao mundo vim para cumprir as escrituras já deixadas por Deus, para cumprir o que os Profetas escreveram: que viria uma Virgem para pôr o Filho de Deus no mundo. Eu, Maria, com este nome, depois de Jesus, que é Meu Filho e Pai, sou Sua Mãe, um mistério que só cabe a Ele, Nosso Redentor. Por Ele todas as coisas foram feitas, mas não foi por Ele que a morte veio, sim, porque Ele é Vida, e esta Vida tão logo não terá mais fim. Os que já deixaram a Terra por amor a Ele, tão logo irão se levantar para a Vida eterna, e o restante vai ter que sair daqui para nunca mais fazer o que fizeram, e os que continuam fazendo o que não devem, pagarão com a morte pela segunda vez. Outro mistério que ficou reservado para o dia que já vem se aproximando. Então, o fim chegará, e tu, Meu filhinho, serás a pessoa que também já tinha reservado, para pôr o Seu pequeno rebanho em um só caminho, que é este que estás fazendo compreender, que Deus é um só, e não dois. A Santa Igreja primitiva é que irá dar direito a este povo de viver eternamente.
     Oito de setembro, ao vir para este mundo, comecei a entender os grandes mistérios de Deus, Nosso Pai Criador, porque até aí jamais tinha visto sofrimento, porque no lugar onde Eu, Maria, estava, não existia morte, só vida. Foi preciso que Eu viesse ao mundo para Seu Santo Filho Nascer, Jesus, dando Sua própria Vida, e que podem se salvar muitos outros, como primeiro foi o caso de Lázaro, porque até ali ninguém tinha ressuscitado. Ele foi o primeiro, como agora será pela última vez para quem veio a morrer por amor a Ele, mas nem todos que muitos acham que já estão no Céu, enganam-se. Perdidos estão, esperando o último julgamento, para sair deste mundo onde o diabo pensa que já dominou como ele queria, mas vê que na sua frente estás, Meu filhinho Pedro II. Ele vê uma luz que vem dando lugar para um povo que está esperando por Meu Santo Filho Jesus, e esse já é o tempo. O teu serviço, Meu filhinho, já completaste quase tudo.

Senhora do Rosário e Pedro II







Leia também:

A transladação da Santa Casa de Nossa Senhora desde Nazaré (Palestina) até Loreto (Itália). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário