quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Venezuela, Argentina, Brasil, todos a caminho do controle mundial.




CARACAS — O presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, ordenou na quarta-feira 20/08/2014 a instalação de máquinas de leitura de impressões digitais nos supermercados para limitar as compras de produtos e alimentos, diante da escassez que vive o país. Para o governo, a medida deve impedir que uma pessoa compre grandes quantidades de produtos para depois revender no mercado negro ou contrabandear para a Colômbia.

— A ordem já está dada, através da superintendência de Preços, para que se crie um sistema biométrico em todos os estabelecimentos e redes distribuidoras e comerciais da República — disse Maduro durante mensagem em rede nacional de rádio e TV.

O mecanismo utilizará leitores óticos de impressões digitais para reconhecer cada comprador de produtos básicos. O sistema visa a impedir que uma pessoa compre o mesmo produto duas vezes na mesma semana, em qualquer das redes governamentais da Venezuela. Maduro declarou que o sistema biométrico será “perfeito” e servirá para evitar o que chamou de fraude envolvendo milhões de litros de gasolina e toneladas de alimentos subsidiados pelo governo, no momento em que a Venezuela enfrenta a falta de diversos produtos básicos e uma inflação de 60%.


Fonte: O Globo




Brasil - 08/08/2014
O Programa Goiás Biométrico foi apresentado na tarde desta sexta-feira, dia 8, com a presença de secretários de governo e representantes da segurança pública do Estado, em solenidade realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Com o novo sistema biométrico serão digitalizados os dados civis e criminais de todos os cidadãos que vivem em Goiás (impressão digital e de palma). “O alcance do novo sistema é imensurável. Hoje as digitais estão em fichas e para encontrar alguém, atualmente, é preciso fazer uma pesquisa manual. Com o Goiás Biométrico, a pesquisa será feita em tempo real”, explica o superintendente Executivo da Secretaria de Segurança Pública, Rogério Santana. A biometria deixará de ser usada apenas na área criminal e será a base para todos os processos do Estado.

O Goiás Biométrico vai facilitar a identificação para fins de investigação criminal e reduzir o tempo de emissão de carteiras de identidade de 60 dias para até três dias (capital) e até cinco dias (interior). A segunda via da carteira de identidade poderá ser emitida na hora. O cidadão que for tirar o primeiro documento já fará automaticamente o cadastramento biométrico. Os cadastros civis (carteiras de identidade) existentes serão digitalizados. O mesmo ocorrerá em relação aos dados criminais. “Além do cadastramento da palma da mão e das digitais, vamos cadastrar também a face”, salienta Rogério Santana. O sistema possibilitará também a obtenção de outros documentos, como a CNH, cadastros em programas sociais e controle da folha de pagamento.

fonte: http://www.ssp.go.gov.br/






Argentina tem sido compatível com uma agenda internacional que visa estabelecer o controle sobre a população além da fala. A este respeito, o relatório explora estes conceitos Anred sobre Sistema SIBIOS (Sistema de Identificação Biométrica Federal de Segurança):

O governo liderado pela presidente Cristina Kirchner que está usando um sistema biométrico que, graças ao novo DNI, em poucos anos terá um registro de rostos e impressões digitais de todas as pessoas. Ao submeter o sistema SIBIOS - Sistema de Identificação Biométrica Federal de Segurança foi realizado em novembro de 2011, o debate e a discussão política tem sido limitada, apesar de ser uma grande violação das liberdades individuais desde o retorno à democracia na Argentina.

Em novembro de 2011, o governo argentino apresentou os SIBIOS sistema (Sistema de Identificação Biométrica Federal de Segurança). Este é um novo sistema centralizado de identificação biométrica com cobertura nacional, o que permitirá que as agências de segurança (Polícia Federal, Gendarmerie, prefeitura, polícia provincial) e outros órgãos (pode ir Infográfico) cruzando informações biométricas e outros dados pessoais. Um dado biométrico é uma característica física única, que se identifica com pouca margem de erro de uma pessoa. Exemplos desses dados são as impressões digitais, DNA, geometria da mão, a análise da íris, a análise das veias da retina na parte de trás da mão, reconhecimento de face, padrão de voz, assinatura manuscrita, análise gesto, etc.

Poucos governos democráticos em todo o mundo conseguiram implementar um plano tão ambicioso como este, o que, sem dúvida, se qualifica como uma grande violação das liberdades individuais desde o retorno da democracia na Argentina. Houve muitos países que se comprometeram com projetos similares e que não tenham sido capazes de implementá-los, seja pela força da empresa ou, declarando-os inconstitucionais.

Outros países

Na Inglaterra, uma das democracias do mundo monitorado, em 2010, uma lei obrigou o Estado a destruir todos os registros biométricos armazenados, que revoga a lei de 2006 que criou uma identidade nacional ao registar os cartões de dados armazenados na identidade. Algumas das razões para o seu fracasso foram as preocupações das organizações de direitos humanos, ativistas, profissionais de segurança informática e especialistas em tecnologia, assim como muitos políticos e juristas. Muitas das preocupações voltadas para os bancos de dados que armazenam dados de cartões de identidade, depois de algumas agências estatais "Lost" discos com dados pertencentes a 25 milhões de britânicos.


5 argumentos contra o uso da biometria e SIBIOS

1. Dá muito poder ao Estado, à custa das nossas liberdades

2. Viola o nosso direito à privacidade e à presunção de inocência.

3. É uma faca de dois gumes para o potencial para o abuso dos dados armazenados.

4. Tecnologia biométrica não é infalível e tem sido demonstrado em muitas situações.

5. A biometria é uma tecnologia que á a mais tolerada e aceita, o mais fácil para a implementação de um estado totalitário.

Fonte: www.rainhamaria.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário