segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Quaresma começa na próxima quarta, dia 13





Na próxima quarta-feira, dia 13, tem início a Quaresma. Grande parte dos católicos mantém suas penitências ou promessas até a Sexta-feira Santa, que neste ano cai em 29 de março.
Quaresma, palavra que vem do latim quadragésima, é o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa (31 de março).
Para falar sobre este assunto, o jornal A Cidade entrevistou o padre Geomar Alves dos Santos, responsável pela Igreja Santa Luzia. Ele disse que a palavra em si significa quarenta dias. “É o tempo em que nós, católicos, nos preparamos para celebrarmos a cada ano e renovar o valor da redenção de Cristo por todos na Páscoa da ressurreição”, falou. 
Ele contou que este tempo está escrito na Bíblia. “Tanto no Primeiro Testamento quanto no Segundo, de forma simbólica. Representa os 40 dias que o povo passou no deserto durante a libertação da escravidão do Egito; também o número 40 nos lembra os 40 dias e 40 noites do dilúvio; 40 dias e 40 noites que Elias e Moisés subiram o monte para conversar com Deus e receber os dez mandamentos. No Segundo Testamento, nos lembra também os 40 dias e 40 noites que Jesus passou no deserto sendo tentado por Satanás, antes de começar o seu ministério público. Vem daí o simbolismo da Quaresma", explicou.


Tempo de conversão
Ele fala que a Quaresma é um tempo especial de conversão, penitência e mudança de vida que Deus concede. “Devemos neste tempo preparar o coração para fazermos uma verdadeira passagem do ser humano velho para o ser humano novo em Cristo, ou seja, abrir o coração pela transformação da mente e das atitudes. Também, neste tempo, da Quaresma aqui no Brasil, celebramos a Campanha da Fraternidade, e em cada ano é sugerido um tema especial. 


Carne
Existe uma tradição entre os católicos de que no tempo da Quaresma, evita-se comer carne vermelha, em respeito ao sacrifício de Jesus
O padre explicou que nestes quarenta dias, os cristãos podem fazer algum tipo de jejum especial, para mostrar que não deixam as coisas e vícios tomarem conta de suas vidas. “É tempo de desapegarmos de algo, um gesto concreto em favor de alguém. Não comer carne e fazer jejum a Igreja pede somente em dois dias do ano: na quarta-feira de cinzas quando se inicia a Quaresma e na Sexta-feira Santa, quando da morte de Jesus na Cruz era uma forma de penitência. Algumas pessoas escolhem outras formas de jejuns, por exemplo, a abstinência de falar mal da vida alheia, ou outro tipo de gesto concreto como ajudar alguém em especial”, contou. 


Mensagem


“O tempo da Quaresma é especial para rever nossas vidas, buscar transformar aqui que em nós não está muito bem, transformar o coração, fazer a passagem de ser humano cheio de pesos, pecados e deixar-se tocar pelas palavras de Cristo: ‘arrependei-vos enquanto é tempo’, ou saber que a figura deste mundo é passageira, tudo é transitório, o que fica mesmo é o amor [sem deixar de amar a DEUS em primeiro lugar] que amamos os nossos semelhantes. Feliz e Santa Quaresma”.
fonte: acidadevotuporanga. com. br
Comentários em itálico feitos por mim. 

--------------------------------------------------------



Oséias 4
6. porque meu povo se perde por falta de conhecimento; 
por teres rejeitado a instrução, excluir-te-ei de meu 
sacerdócio; já que esqueceste a lei de teu Deus, também eu 
me esquecerei dos teus filhos.


MENSAGENS DE JESUS AO CONFIDENTE BENTO DA CONCEIÇÃO (PEDRO II) 
Trecho da mensagem de Jesus do dia 20/02/1996. 

Bento filho amado, que bom que não são todos que gostam desta sujeira. Para seguir esse ritmo de dança e tirando o sono eles usam drogas e outros comprimidos formando, para o próprio organismo, doenças que podem levar até a loucura.
Onde está o bom senso desta gente? A Minha Igreja, em retiro, convida as pessoas para fugirem desses dias de carnaval para buscarem paz interior. Só que ela também já está se comprometendo com seus cantos. Não é assim que se faz. 
O jejum, o silêncio, a adoração ao Meu Santo Corpo na Capela, deve ser como sempre foi no passado. Esses dias eram guardados pelos Meus fiéis em reparação pelos desviados do Meu Caminho com muito respeito. Hoje já pulam, dançam e gritam também, embora sejam canto de louvor. 
Não deviam imitar como se fosse lá na rua onde os outros estão com seus blocos carnavalescos. Se assim continuar poderão também ter um descontrole. Isto não é bom. Quem procura fazer como Eu ensinei não faz o que os outros estão fazendo.
Vejam que Eu não fiquei no meio dos Meus discípulos. Fui para o deserto orar durante quarenta dias e quarenta noites porque o silêncio é a melhor maneira para se concentrar no Amor de Deus. Os gritos e a dança roubam mais da metade da parte mais linda que é a concentração na hora da oração. Foi por isto que Eu falei: "Quando quiseres orar entre no teu quarto, feche a porta e ore baixinho para que ninguém te ouça, porque teu Pai vê tudo e ouve." 
Não faça igual aos hipócritas que vão para o centro da praça falando em Meu Nome bem alto com seus cultos que não tem nada haver. Esses não fazem nada do que ensinei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário