sábado, 18 de julho de 2015

Falsa modéstia - e o caso das calças leggins



Salve Maria Mãe do mais puro amor.

Sei que este artigo irá inflamar o ego de algumas mulheres, principalmente as que se dizem comprometidas com a modéstia, ou, que pensam que usando uma calça modesta não está infligindo nenhuma lei moral ou a Lei de DEUS.

A coisa tá feia.!!!

A concepção de modéstia divulgada em alguns "blogs" está apenas focada em cobrir o corpo modestamente - LEDO ENGANO.

Pesquisando sobre modéstia nos blogs Católicos (ou não) vi muita coisa boa. Mas uma coisa terrivelmente enganosa: associar a calça "modesta" ao pensamento comum de que não fere os princípios fundamentais da Lei de DEUS.

E inclusive divulgando a pior de todas as calças: "legging" em sites vinculados a modéstia feminina.

"Pode isso Arnaldo" ???

Vejamos a Suma Teológica de São Tomás de Aquino sobre temperança entre as questões 141 e 170, referindo-se especificamente sobre a modéstia nas questões 167 (Da modéstia enquanto consistente nos movimentos exteriores do corpo) e 168 (Da modéstia enquanto reguladora do ornato exterior).

3. Demais. – Assim como não convém à mulher usar de roupas masculinas, assim também não deve usar de ornatos desordenados. Ora, o primeiro procedimento é pecaminoso; pois, diz a Escritura: A mulher não se vestirá de homem, nem o homem se vestirá de mulher. Donde se conclui, que o ornato exagerado das mulheres é pecado mortal. 



A que texto se refere São Tomás de Aquino? A Deuteronômio 22, 5!


"A mulher não se vestirá de homem, nem o homem se 
vestirá de mulher: aquele que o fizer será abominável 
diante do Senhor, seu Deus. "

Se lendo esse texto retirado da Sagrada Escritura e lendo a suma teológica de São Tomás de Aquino, ainda sim, alguém pode não se dar por satisfeito quanto a calça ser de uso dos homens,...


Vamos a parte prática! 

Imagine - apenas imagine tá povo de DEUS, no caso para as mulheres casadas - o seu marido usando saia. Entrando pela porta da frente de sua casa após o dia inteiro de trabalho. Pode uma coisa dessa?

Claro que não! Ora se a concepção da saia está tão bem definida em nosso imaginário, como vestuário exclusivo da mulher, assim também é verdadeiro, acreditar que a calça é uma peça exclusiva de uso dos homens.

"Ah,... mas isso mudou desde a década de 60, quando as mulheres passaram a usar a calça no seu vestuário." Mudou - é verdade.

Mas lhe pergunto: por acaso mudou a Lei de DEUS? NÃO.






Voltando ao assunto da calça legging, fui pesquisar sobre elas e olhem o que encontrei.

#Os objetos, sozinhos, são simples objetos. É quando estão no corpo de uma mulher que se tornam uma arma.  [...]
— O homem é mais visual, costuma olhar e fantasiar. — diz a sexóloga e psicóloga Lucimar Secches, que tem consultório em Florianópolis e São Paulo.
Retirado do artigo: Fetiche: como certos objetos, no corpo feminino, ganham outro sentido e atiçam - jornal Zero Hora - escrito por MAURÍCIO FRIGHETTO.


***************************************************


Rapaz faz teste da "legging" e comprova assédio 

Com a calça justa, o norte-americano Yousef Saleh Erakat resolveu saber como é difícil ser mulher. Veja o que aconteceu!
Do R7

O tema do assédio nas ruas, enfrentado diariamente por mulheres no mundo todo, só esquenta. Para quem ainda não entende o quanto é difícil ser uma garota e sair às ruas vestindo a roupa que bem entende, o vídeo realizado pelo norte-americano Yousef Saleh Erakat, do canal Fousey Tube, ajuda a compreender o que acontece quando uma a peça de roupa escolhida é uma le
gging. "Uma amiga minha falou que eu não tinha ideia de como era difícil ser uma garota, e disse que quando ela usa calça legging todo mundo fica olhando para a bunda dela. Por isso, hoje resolvi usar uma calça legging para entender quão difícil é ser mulher", explica ele. Yousef Saleh Erakat vestiu uma legging preta e ficou em um estacionamento de supermercado, com o corpo dentro do porta-malas do carro, tornando-se alvo fácil do assédio masculino.
fonte: http://entretenimento.r7.com/mulher/moda-e-beleza

*****************************************************************************


Não à toa que escreve sobre isso Santo Afonso Maria de Ligório:

Santo Agostinho diz: “Do olhar nasce o pensamento, e do pensamento a concupiscência”. Se Eva não tivesse olhado para o fruto proibido, não teria pecado; ela, porém, achou gosto em contemplá-lo, parecendo-lhe bom e belo; apanhou-o então, e fez-se culpada da desobediência.


Na carta de São Tiago 1

Ninguém, quando for tentado, diga: É Deus quem me tenta. Deus é inacessível ao mal e não tenta a ninguém.
Cada um é tentado pela sua própria concupiscência, que o atrai e alicia.

A concupiscência, depois de conceber, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.
Não vos iludais, pois, irmãos meus muito amados.



Da obrigação de evitar as ocasiões perigosas
Um sem número de cristãos se perde por não querer evitar as ocasiões de pecado. Quantas almas lá no inferno não se lastimam e queixam: Infeliz de mim! Se tivesse evitado aquela ocasião, não estaria agora condenado por toda a eternidade!
See more at: http://www.lepanto.com.br/catolicismo/leitura-espiritual/fuga-das-ocasioes-de-pecado-um-dos-mais-graves-deveres-da-vida-espiritual/#sthash.E9685xRq.dpuf










Livro sobre a necessidade espiritual de preservar o seu corpo: templo do Espírito Santo

Para pedir, clique na imagem ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário