terça-feira, 4 de março de 2014

Na guerra da Ucrânia surgem os heróis da fé: os que combatem pela vida!




O cristianismo tem raízes profundas na Ucrânia. A maioria dos ucranianos não são ativamente religioso, segundo as pesquisas, mas a Ortodoxia Oriental ainda é uma grande força aqui. É a fé que os ucranianos mais observantes seguem, embora eles estão divididos entre a Kiev e Moscou Patriarcados. (Um número de ucranianos também seguem o catolicismo grego.) Mas as igrejas e sacerdotes são
presentes no país, e especialmente nos protestos que têm acontecido em Kiev e outras cidades desde o final de novembro.

Ortodoxos e católicos sacerdotes da Ucrânia têm sido freqüentemente visto perto da linha de frente dos confrontos, ministrando a manifestantes e polícia de choque da mesma forma, embora às vezes alguns têm aparecido para se alinhar mais estreitamente perto dos manifestantes. Talvez porque os manifestantes, acampados há três meses na Praça da Independência de Kiev, e depois de ter sofrido o poder de fogo esmagador das forças de segurança, estão em necessidade física mais imediata. 

Talvez seja por causa da relação histórica complexa entre a Igreja e o Estado que data da era soviética da Ucrânia. Ou talvez seja apenas onde simpatias individuais desses sacerdotes se encontram.

Seja qual for o caso, fotos de sacerdotes como eles se movem entre ambos os lados do conflito, assim como o ministro para os mortos e feridos, proporcionam vislumbres surpreendentemente poderosos para a vida na terra atormentada em crise na Ucrânia.




















Autor do artigo:
 Max Fisher
fonte: http://www.washingtonpost.com/blogs


********************************************************

Fico imaginando, nestas cenas campais onde o único pensamento vigente é o de destruir o inimigo, seja de um lado as forças do governo, ou seja ele forças rebeldes ou do próprio povo, insatisfeito com os níveis de desemprego e corrupção,... ao se depararem com um sacerdote na 'linha de frente', qual a reação de ambos?

Por que 'nós' estamos lutando?

Ou, será que os fins justificam os meios?

Não.!! A presença de um sacerdote verdadeiramente Católico fala, ou melhor, grita em suas almas:

É um enviado de CRISTO que está aqui!

Nessas horas, nem que sejam alguns segundos, a PAZ reina em seus corações e os fazem pensar que a vida vale mais que a guerra; que só traz desgraça e mortes.

É pela presença de sacerdotes como estes, que lutam por CRISTO, como está no Evangelho: o bom combate; é que faz a diferença no número de mortos e na duração dessas guerras sangrentas.

Peçamos a DEUS que inflame os corações de muitos sacerdotes na Ucrânia, como também em toda a parte desse mundo, a darem seu testemunho de vida com ações como essa.

E quem sabe, DEUS atenda os nossos pedidos e faça brilhar a PAZ de Cristo em nossos corações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário