domingo, 18 de agosto de 2013

Falhas geológicas no Brasil - bom lembrar.



Pesquisa do Instituto de Geociência da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mapeou o território brasileiro e concluiu o estudo identificando nada menos que 48 falhas geológicas mestras; locais onde "nascem" os terremotos.

Cálculo de especialistas indicam que todos os dias ocorrem terremotos numa média de um por minuto, mas é possível que o número seja maior. Apesar de serem afetados com maior freqüência, os abalos não estão restritos a países como Japão ou Estados Unidos. Ao contrário do que muitos pensam, os brasileiros podem, sim, sentir o chão tremer à seus pés.

"Hoje, poderíamos acrescentar algumas outras a esse total, sem falar nas falhas secundárias", afirma o professor Allaoua Saadi, coordenador do trabalho. O projeto integra o Programa Internacional da Litosfera que, por meio de uma força-tarefa, mapeia as estruturas tectônicas em atividade no planeta para prever catástrofes naturais.

imagem: site Apollo11.com





Como as maiores catástrofes estão relacionadas às grandes falhas, é comum achar que o Brasil está livre dos tremores de terra, o que é errado. O país já registrou sismos de grande intensidade no Rio Grande do Norte, especificamente no município de João Câmara, e na fronteira entre Mato Grosso e Amazonas. Em Minas Gerais, a população de Pedro Leopoldo e Betim, cidades da Grande Belo Horizonte, também já foram surpreendidas por abalos.

fonte: http://www2.uol.com.br/jornaldecampos/496/geo.htm




Em Minas Gerais


Com auxílio do Mapa neotectônico do Brasil, elaborado por Saadi, podemos ver que o Estado de Minas Gerais é cortado por diversas falhas geológicas: BR 24, 25, 26, 27, 28, 29 e BR 47. Chama a atenção a falha BR 47, localizada no norte do Estado e situada à margem esquerda do São Francisco, exatamente abaixo da cidade de Itacarambi, onde ocorreu o sismo de 9 de dezembro.







Mais: Falhas geológicas ameaçam as usinas de Angra I









Nenhum comentário:

Postar um comentário